Querer agradar estraga as pessoas

Image

O que há de errado com agradar (quer seja deliberadamente ou sem querer)? Estraga as pessoas. Torna elas mais satisfeitas com elas mesmas e cada vez mais impacientes com qualquer tipo de desafio a essa autossatisfação. Isso incluí até os desafios amenos que vêm da companhia de pessoas melhor do que você em qualquer aspecto – pessoas mais inteligentes ou mais equilibradas do que você, pessoas cujos padrões são mais altos do que os seus. Se você está acostumado a elogios, você não vai querer ser próxima dessas pessoas. Ser agradada a torna inapta a uma “companhia igual” – o exato oposto do que a amizade deve ser. Mas é um substituto muito tentador para uma amizade real, quando não estamos dispostos a aceitar o desafio de sermos íntimos de uma pessoa em posição igual.

Pense também nas implicações para sua vida amorosa. Você quer treinar a si mesma para evitar pessoas que lhe desafiam de alguma forma? Você vai ficar feliz em colocar sua mente em um estado em que ela espera que todo mundo próximo de você – incluindo seu namorado – alimente seu ego em vez de compartilhar uma relação equilibrada?

SEGREDO DE JANE AUSTEN #32
Sábias heroínas de Jane Austen procuram amizades equilibradas – não por esnobismo, mas por respeito à autonomia das pessoas.

 

Adquira o livro neste link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42144156&sid=77416010915717529676637260

Advertisements